quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Novidade da semana 2 : Homens e Mulheres

Homens e mulheres vem sendo comparados desde o início dos tempos, mas eles conseguem viver em uma harmonia, mesmo tendo as suas diferenças.
A maioria dos garotos nao consegue entender os verdadeiros sentientos de uma garota, o fato de ser um ser mais sensível, eles passam boa parte de seu tempo tentando impressionar as outras pessoas. Meninos preferem passar o seu final de semana jogando video game e futebol ao inves de passar um tempo com suas namoradas, além de, as vezes, prestarem mais atenção na televisão do que as coisas que estão acontecendo ao seu redor.
As garotas, vendo por esse ponto, conseguem ser tão irritantes quanto os garotos, elas passam horas no banheiro e não gostam quando ficam em cima delas para se aprontarem mais rápido. Meninas podem exagerar em algumas situações desnecessárias, e isso realmente irrita os meninos. Isso não ocorre com todas as mulheres, mas na sua maioria, elas adoram gastar dinheiro com coisas superficiais e, muitas vezes, desnecessárias, como sapatos e bolsas.
Mas o fato que realmente deixa os meninos super irritados com as mulheres é a famosa TPM que quase todas as mulheres tem, isso as deixa exageradas, grossas, choronas, enfim, ficamos "bipolares", enquantos isso, o fato de os meninos não ligarem para os sentimentos das meninas, é o que estressa mais as mulheres já que alguns homens não conseguem passar uma semana com a mesma garota, eles precisam mostrar a sua masculinidade quando conseguem "ficar" com a maior quantidade de gorotas em uma noite.
Por mais que homens e mulheres tenham as suas diferenças, eles não podem e não conseguem viver sem o outro, eles precisam aprender a conviver juntos em um mesmo espaço. Eles também precisam encontrar uma brecha entre as suas opiniões e seus interesses para ajudar a melhor a sua relação, além de "colocarem na mesa" e conversarem sobre os seus problemas.
Na minha opinião, meninos e meninas não possuem muitas coisas em comum, mas tudo pode ser melhorado com uma boa conversa, tolerancia e respeito, que só é alcançado quando sabemos os limites das outras pessoas, sabendo o modo certo de convivermos em harmonia.

Novidade da semana: Mesa redonda

Hoje, dia 17 de novembro de 2011 aconteceu no colégio Marista um evento de discussão sobre educação e internet com a participação de pessoas altamente formadas em áreas ligadas ao tema e que também vivenciam a experiência de sala de aula na cadeira do professor.
Um dos temas abordados, que para mim foi o mais importante, consistia no copiar e colar! Atividade praticada por muitos alunos de hoje com o principal uso do Google . Foi clara a posição dos especialistas, esta atividade já era praticada antes mesmo da internet. Nos tempos das enciclopédias Barça as pessoas copiavam e colavam, isso só não era feito de forma tão eficaz e automática quanto a ferramenta Google propicia.
Portanto, não se pode culpar a ferramenta disponível pelo mal uso da mesma, no caso a internet. E para posterior mudança da maneira como usamos esta ferramenta, torna-se necessário aprender a aprender a partir de tanta informação lançada no campo cibernético.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Novidade da Semana: USP

A universidade de São Paulo passou na última semana por revoltas estudantis contra a ocupação policial no campus da universidade.
Com o fim da revolta, fim esse que só aconteceu por determinação judicial, começo a pensar em que pé nosso país está. Um revolta contra a ocupação policial para prevenir assaltos e sequestros é uma decisão correta a principio.
Venho entao expressar minha opinião de que essas revoltas estudantis são uma total falta de consideração com o país e egoísmo tambem! Os estudantes se chatearam só porque a policia começou a inibir o uso de drogas, o que já é proibido por lei!
Portanto, tais revoltas deviam ser massacradas já que nao tem razão plausível para acontecer e ainda inviabilizam uso de parte do campus.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inglês Interview

Desenvolvemos na aula de inglês uma entrevista a um personagem famoso da atualidade. Escolhemos Romário, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos:
Today we are going to interview one of the best soccer players of Brazil: Romario!
I- So Romario, good morning! I would like to begin asking if you felt the weight of being retired from soccer?
R- Yes. I felt a bit this weight. But I am still playing sometimes in order to keep my shape. So, I am ok!
I- Do you miss the professional soccer?
R- I miss a lot! I spent my whole life with soccer by my side and now I am a little bit bored!
I- How did you feel when you scored the thousand goal in your career?
R- I felt very excited! Also, I thought in my family, specially in my daughter.
I- Does your daughter like to see you playing?
R- Yes, she like it a lot!
I- In the meganews magazine they say your best year was in 1994, Do you share the same opinion?
R- No. I think the best year of my life was when I started playing professional soccer. My family was proud at me and I was proud of my work.
I- What do you think about Pelé?
R- well! There is no doubt that Pelé was an awesome player. I must confess I was jealous at the beginning but now I consider him a friend!
I- How do you feel about vasco, the last team you passed in your career?
R- I love vasco! It wasa pleasure playing there and representing the great community of vascainos!
I- thank you for your precious time and see you later!

sábado, 29 de outubro de 2011

Novidade da semana: Fato

   Esta semana, nas aulas de língua portuguesa e de filosofia discutimos sobre fato e tese. Coisas que as vezes estão tão próximas que não é possível discernir entre as duas possibilidades.
   Fato é aquilo que é provado e aceitado por todos de uma maneira absoluta, ele não está sujeito a discussão. Já a tese, pode até vir a ser um fato, mas ainda é discutida, não é totalmente provada e é duvidada por muitos.
   A questão é que para termos fatos precisamos presumir a pré existência de outros fatos que já são verdades universais. Sem tal base, todo fato é discutível já que não está apoiado sobre uma base sólida.
   Mas o propósito desta novidade da semana é provocar uma reflexão. Até que ponto estamos aceitando as coisas do mundo como fatos? As teses nos enriquecem, teoricamente, muito mais. Aumentam a nossa capacidade argumentativa e nos forçam a tomar uma posição diante de algo, fazer escolhas, o que é primordial para a vida de cada um.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Novidade da Semana: Steven Jobs

   Esse é o cara. Ou pelo menos foi o cara durante muito tempo. Ontem, dia 5 de outubro de 2011 faleceu aos 56 anos de vida um dos maiores gênios que a humanidade já teve o prazer de conviver. Meu ídolo e de muitos outros, ele criou a maneira como ouvimos música, como acessamos a internet, como lidamos com nossos computadores e a maneira como nos comunicamos das mais diversas maneiras ( internet, telefone...).
   Ficou famoso nas últimas duas décadas com o memorável iPod e com toda a família de produtos cujas iniciais são a letra i (iPad, iPhone, iTouch,...), produtos esses famosos pelo alto índice de qualidade, interatividade e beleza que carregavam.
   Não há muito o que dizer a esse extraordinário visionário. Detentor de uma maça que é uma das mais importantes que o mundo já teve, divide espaço com adão e eva e com Newton. Só desejo a este cara, seja onde estiver, que esteja feliz, com Deus e que esteja vendo a grande obra que construiu em vida sendo apreciada pelo mundo inteiro, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Obrigado Steve, por tudo.
   Pra terminar, uma frase de autoria de Steven Jobs.
   Stay hungry, Stay foolish. ( Continue com fome, Continue tolo).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Artes Visuais: Cow Parade

   Em nossas aulas de Artes visuais desenvolvemos um projeto no qual deveríamos pesquisar sobre um dos segmentos artísticos propostos. Um deles era a cow parade que acontece regularmente pelo mundo inteiro com vacas que servem de telas para os artistas. Essas vacas ficam expostas durante o evento nas ruas de uma grande capital mundial.
   As vacas que pesquisamos mais especificamente foram estas abaixo:

 
   O mais interessante desse tipo de arte é a oportunidade dada as pessoas de vivenciar a arte no cotidiano. Visto que a expressão artística está nas ruas, não é preciso ir a museus ou a outra instituição parecida e a interação no dia-a-dia com a arte provoca uma reflexão e compreensão da arte bem maior, já que são bem mais observadas por chamarem atenção e por desviar e distrair as pessoas dos seus afazeres normais, o que para elas é um momento de relaxamento e pensamento produtivo.

Existência

O motivo de viver em um mundo cheio de incertezas e inseguranças é a tentativa de muda-lo, transforma-lo  em algo que valha a pena lutar por.
Essa mudança só poderá acontecer no momento em que as pessoas tenham respeito e se considerem iguais diante das suas diferenças. A família é uma das poucas coisas que para mim dura para sempre, além de apoiar e dar carinho, sempre nos cobrar de uma maneira em que só melhore a nossa vida.
A amizade deve ser considerada como ponto chave da nossa existência, pois por mais que a família esteja lá para o que der e vier, existem certas coisas que apenas os nossos amigos mais íntimos sabem, sendo elas boas ou ruins. A única diferença é que uma amizade perdida , normalmente, não pode ser substituída.
Para mudar o mundo considero necessário a determinação e persistência para que as nossas oportunidades sejam bem aproveitadas. Claro que existem riscos , mas com positividade e confiança o caminho fica mais fácil, .
Algum dia, de alguma maneira, acredito que possamos construir um mundo diferente do que esse em que vivemos, um mundo justo, igual, culto, pacífico, UM MUNDO QUE REALMENTE VALHA A PENA LUTAR POR ...

Quinhentismo

Em uma aula sobre Quinhentismo, foi dada uma proposta de elaboração de um texto que tenha características desse período da literatura. O texto que produzimos teve a intensão de mostrar como era a visão de um indígena com a chegada dos portugueses às suas terra, esse foi o texto produzido pela dupla, Cecília Arcoverde e Luisa Barbirato.
Em 1500, me lembro como se fosse ontem , da chegada desses seres estranhos em nossas terras. Vinham em barcos imensos, vestidos com trajes nunca vistos por minha gente, eram muitos e pelo jeito, não vinham de passagem.
Inicialmente, mostravam-se pessoas de boa indole, educados e simpáticos, mas só aparentavam ... Nunca havia visto algo parecido. Diariamente algo novo nos era apresentado e eles faziam questão de nos ensinar alguma coisa que traziam se sua cultura.
Interessados, eu e meu povo cedíamos aos encantos, às peculiaridades que eles havia trazido e aos seus ensinamentos. Quando demos conta, já era tarde, fomos tomados pela cultura portuguesa, fomos obrigados a aprender seu idioma, aprender a ler e a escrever como eles, trabalhar para eles em troca de objetos que aos poucos não nos interessava mais, vestir os mesmos tipos de roupa, nos converter ao catolicísmo, agir e até pensar como eles. Fomos explorados e nossas iguarias nativas também, nossa riqueza não nos pertencia mais.
A situação só piorava. O povo lusitano foi mostrando cada vez mais o real objetivo de sua vinda. Qualquer um que ousasse contrariá-los e exigir seu modo de vida de volta era penalizado, sofrendo as consequências de ter-lhes desobedecido.
Nossas vidas haviam mudado, nos arrependemos de não termos impedido ou evitado essa dominação e sabíamos que não poderíamos voltar no tempo pois foi consolidada a superioridade desse povo branco que hoje tem sede de conquista, poder e riqueza.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Chuva

   Quão esperada foi a chuva que contemplou Brasília esta madrugada. A população Brasiliense ansiava a vinda de águas provenientes do céu que caíram para dar nova vida ao cerrado castigado pela seca. A umidade do ar estava tão baixa que chegou a impossibilitar o acontecimento de aulas em muitas escolas do Distrito Federal, sem falar do desconforto e da perda na qualidade de vida que a seca provoca. No período de seca os lábios e o nariz racham, o calor é tão intenso que gera desmaios e espasmos.
   A água é sinal de vida e provou isso já que de uma noite para outra o ambiente urbano de Brasília mudou completamente, para melhor. Vamos torcer para que a chuva venha em paz e que não se torne causa de acidentes dos mais variados e torcer também para que no ano que vem a seca seja mais amena e melhore a vivência dos cidadão da capital Brasileira.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalho de Português

   O texto abaixo foi desenvolvida a partir da proposta realizada pelo professor de português que nos pedia para pensar no descobrimento do Brasil na perspectiva do Índio brasileiro. O resultado desta proposta você confere abaixo:
   É curioso ver como um mesmo acontecimento pode ser vivido, interpretado e sentido de formas tão diferentes. Em uma caçada, o caçador pensa completamente diferente da presa, assim como em uma partida de futebol, o time vencedor sente o contrário do time perdedor. Portanto, concluo que a colônia de um país segue a mesma regra. O ponto de vista do explorador se mostra, quase sempre, oposto ao do povo explorado.
   Como todos sabem, o Brasil foi uma colônia de exploração dos portugueses. Estes chegaram aqui e encontraram os índios. Tal história é contada e recontada nas escolas inúmeras vezes, mas somente através do ponto de vista do explorador. O que será que aconteceu do outro lado da moeda?
   Os índios brasileiros viviam em paz e harmonia com a natureza até que homens formosos e seus navios atracaram no litoral brasileiro. Sendo um povo amistoso e simpático, os índios receberam os portugueses da melhor forma possível. Mas, Em um ato de traição, os portugueses pegaram em armas e roubaram infinitamente da riqueza e da beleza que existia nas terras habitadas pelos índios. Além do roubo, ainda obrigaram os indígenas ao trabalho forçado por longos e árduos anos.
   Pela perspectiva indígena, esta é a verdade nua e crua. Sinto-me triste em constatar que somos um povo fruto de um ato de tanta crueldade e traição. Compartilham da minha angústia?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Menino atira em professora em São Paulo

É difícil falar sobre esse acontecimento triste e aterrorizante. Este aluno com a arma do pai atirou e atingiu a professora no quadril, depois saiu da sala e atirou contra a própria cabeça.
É de indignar o fato da criança ter tido acesso a arma do pai e de ter tido essa brilhante idéia. O menino morreu e a professora passa bem.
Mas esse acontecimento nos faz pensar novamente sobre a segurança e qualidade da educação nas escolas brasileiras. Segurança porque um aluno pode entrar armado sem ser detido e educação por não dar o discernimento e bom senso necessários a essa criança.

Dólar

Como todos sabem, o dólar é a moeda que, de certa forma, interfere nas economias de praticamente todos os países do mundo.
Este mesmo dólar estava a muito tempo em uma cotação abaixo da normal, valendo em torno de 1,6 reais. Hoje isso mudou e o dólar saltou para 1,9 reais.
Mas o que isso quer dizer? Bom, para quem importa em dólar isso quer dizer um elevado aumento de custo e para quem exporta é sinal de aumento de lucro já que valoriza o produto na visão internacional.
O aumento na cotação do dólar se deve ao aumento do IPI em 30% que fez com que os investidores estrangeiros retirassem seu capital de nosso país.
Para controlar esse aumento e não desvalorizar tanto o real o banco central injetou cerca de 270 bilhões de dólares no mercado nacional, forçando-o assim a cair um pouco.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bikes

Em um projeto que o Marista esta desenvolvendo Juntamente com a IBM e do qual estou participando ocorreram fortes discussões sobre os meios de transportes que seriam mais eficazes e ecológicos para a cidade de Brasília.
A bicicleta foi alvo da maior parte dos comentários, já que Brasília é uma cidade de características planas e que propicia o transporte sobre duas rodas.
Visto isso, pede-se ao governo que incentive cada vez mais o transporte com bicicletas em Brasília. Seja com pontos de aluguel de bicicletas publicas ou em incentivos fiscais para movimentar a economia da indústria ciclística. Se tais acontecimentos tornarem-se verdade, teremos uma cidade mais inteligente, eficiente e ecologicamente correta.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novidade da Semana: Tecnologia

   Notamos uma recorrente atualização e inovação da tecnologia atualmente. Tais mudanças requerem do ambiente escolar uma mudança também para que a escola acompanhe o ambiente externo do mundo atual. Vemos a necessidade de implementação de laptops e tablets no ambiente escolar embora esta proposta provoque  contradições entre muitos.
   Os pontos positivos seriam a limpeza visual que a tecnologia proporciona além da consiência ecológica de se poupar papel. Mas os pontos negativos seriam a distração que muitos alunos sofreriam nas telas desses gadgets e não prestariam atenção a aula.
   Esperamos que o nosso colégio aprove essa ideia e que a adoção de tecnologia no ambiente escolar seja benefica.

Novidade da Semana - OLIMAR

  A OLIMAR é uma olimpíada realizada pelos colégios Marista das províncias Centro-Sul englobando os esportes mais praticados, dentre eles o handebol (masculino e feminino). Os alunos partirão para Curitiba no dia 7 de Setembro e retornarão dia 12 desse mesmo mês. Torceremos para que essa modalidade retorne com premiações já que em Brasília estamos entre as 5 melhores equipes de handebol!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Trabalho de Português e Artes Visuais

   Este trabalho consistia na análise de uma crônica do livro "A alma encantadora das ruas" juntamente com a produção de um ensaio fotográfico relacionando os aspectos dessa crônica com a cidade de Brasília e com o tema recebido. Nosso tema foi locomoção, segue abaixo a análise feita por nós da crônica "Velhos Cocheiros" presente no livro de João do Rio e o ensaio fotográfico no qual fazemos estas devidas relações.
Análise da Crônica:

O texto "Velhos Cocheiros" se trata da volta de um morador a sua cidade natal. Ao voltar, este morador reencontra o mesmo cocheiro da época em que tinha deixado a cidade. A partir disso, o enredo se desenrola.
Notamos, personagens que não são aprofundados e passam superficialmente pela história, um espaço de uma cidade não nomeada e um tempo aleatório que não obedece a uma ordem, portanto psicológico. Por fim, o narrador é personagem, vivenciando e narrando a história simultaneamente.
O fato motivador da crônica é o amor que o cocheiro tinha pela profissão. Em tentativa de explicar esse amor, encontramos no texto a justificativa de que o "cheiro" seria o responsável por tal paixão. Além disso, a crônica foi motivada pela surpresa e curiosidade do narrador ao ver o cocheiro da época de sua infância ainda ativo no ofício.
Finalmente, a partir da leitura podemos conjecturar sobre o que motiva as pessoas em suas profissões e aperfeiçoar nosso entendimento sobre se realmente existe vocação. Mais além, achamos que o que realmente tem que ser pensado é como a fadiga física da idade não supera, algumas vezes, a vontade mental e mantém as pessoas, no caso do cocheiro, em seus afezeres em detrimento do "cheiro", entendido por nós como o simples prazer!
Ensaio Fotográfico:
Marista's Road 
Ele falava como um eco, e estava ali, olhando o bulevar reformado, pensando nos bons tempos das missas na Catedral e das moradas reais, hoje ocupadas pela burocracia republicana...     
Quinze anos apenas tinham levado o seu mundo e o seu carro para a velha poeira da História!”

Ah! Este carro! Quanta história podia você contar! Quantas cenas de amor, quantos beijos, quantas angústias e quantos crimes!...”

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Texto Crítico de Ens. Religioso

   Abaixo segue, texto crítico de Ens. Religioso, tarefa proposta pelo professor Rubens. Tal texto deve ser baseado em duas reportagens relacionadas à justiça. Uma com a "morte" dela e outra com a "ressurreição" dela.
Reportagem: Morte da Justiça

Assalto a Banco leva mais de 10 mil reais e deixa reféns em agência de Taguatinga

Reportagem: Ressurreição da Justiça

Condenação de Jardineiro responsável pela morte de Maria Cláudia Del' Isola no Lago Sul

Texto Crítico

   A questão da justiça é mais do que milenar, não estou aqui para tentar resolver o embate ideológico neste momento. Mas estou aqui para explicitar meu ponto de vista a respeito do assunto. 
   Estamos cansados de ver casos nos quais a justiça morre. Se tornou cotidiano não se importar mais com esses eventos e deixá-los passar como se não fosse do interesse geral da sociedade atual. Temos que nos preocupar com o meio em que vivemos já que tal situação injusticeira pode um dia nos atingir. A justiça está morrendo e nós estamos assinando a certidão de óbito.
   Em relação a ressurreição da justiça, citei acima o caso de Maria Cláudia que foi assassinada cruelmente. Embora a condenação do responsável pela morte dela afirme de certa forma a presença da justiça, tal justiça continua injusta pois é impossível restituir uma vida. Sabemos que o sistema carcerário brasileiro é falho e que daqui a alguns anos o marginal que matou Maria Cláudia estará solto novamente e a justiça não terá sido feita. Nem mesmo quando pensamos que a justiça está no ápice de sua ressurreição, podemos ter certeza da validade efetiva dela no cenário brasileiro. Assim, continuamos a assinar a mesma certidão de óbito.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Trabalho de Sociologia e Ed. Física

   Desenvolvemos nas aulas de Sociologia e Ed. física um projeto que visava a criação de uma campanha baseada no quinto artigo da constituição federal brasileira. Confiram, a seguir, o resultado deste trabalho:
Privacidade Mantida, Segurança Garantida
Objetivo Geral:
   É notável que muitas pessoas se expõem nos dias atuais através das redes sociais. Nossa campanha visa a promoção da retirada de informações de caráter pessoal (fotos, vídeos e outros) das mais variadas redes sociais. Essa ação implicaria na conservação das informações pessoais de cada um e daria grande proteção e sigilo a vida daqueles que aderirem a campanha. Tal camapanha foi idealizada a partir do inciso X do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira (são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação).
Meis de divulgação:
   Os meios de divulgação que serão adotados por nós são o twitter e o facebook. Através de publicações nesses meios, almejamos o alastramento de nossa campanha conscientizando as pessoas da exposição demasiada que elas sofrem nas redes sociais.
Ações previstas:
-Promoção da campanha através do twitter e facebook por quatro perfis diferentes nas duas redes. Cooperação é vista já que ações na inernet só dão certo se muitas pessoas se juntarem a causa e criarem uma onda.
-Teremos a apresentação do trabalho e entrega do trabalho escrito nas aulas de sociologia e Ed. Física. Tal apresentação dará início a nossa campanha formalmente.
-Se a campanha der certo e atrair muitas pessoas, prevemos um encontro de todos os membros da campanha para compartilhar as suas experiências e assim atrair e persuadir mais pessoas a aderirem ao movimento e se prevenirem da ação de pessoas mal intencionadas na internet.
Logotipo:



 Slogan: "Pra que intimidade na vida se você se expõe nas redes sociais?"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Be happy!

Since we are on vacation until  July 25th, I've decided to put some videos from YouTube.com here for you guys spend time watching them. These videos are musics that everybody on YouTube is watching (:  ENJOY!!!

http://www.youtube.com/watch?v=L64c5vT3NBw - Home (SOOO CUTE)
http://www.youtube.com/watch?v=M2WGaTr_7Io&feature=relmfu - Be my baby
http://www.youtube.com/watch?v=rYEDA3JcQqw - Rolling in the deep
http://www.youtube.com/watch?v=9b7y9UYt_fM - Just the way you are (SOOOO CUTE)
http://www.youtube.com/watch?v=c0a8NtobuZ0 - not a music but VERY FUNNY!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Islã: Arte e Civilização

   Em visita a exposição do Islã no CCBB, em Brasília, foi possível entrar em maior contato com o Islamismo que, diferentemente de muitas outras religiões, é o ponto de partida para vários aspectos das vidas dos devotos. O desenvolvimento da matemática, da arte e da história permeia em muito a religião, atribuindo um certo ar de unidade.
   No que se refere aos aspectos religiosos, o Corão é o livro sagrado que representa a palavra escrita em que todo muçulmano deve acreditar. Nota-se o uso de tapetes que tem a função de louvar a Deus. Uma curiosidade é que todos os tapetes tem em seu desenho uma ponta que deve ser apontada para Meca nos momentos de oração. Nestes mesmos tapetes, são ilustrados constantemente animais e florais. Tal referência a natureza representaria a criação. Intrigantemente, ainda acontecem casamentos encomendados na religião. Meninas ainda novas são apresentadas as futuras sogras que selam um compromisso de casamento no futuro. Mas o evidente na religião islâmica é que tudo é feito para Deus sem que se pense na quantidade de trabalho que será demandado. Evidente porque se não houvesse um propósito, muitos dos feitos alcançados pelos muçulmanos não teriam sido realizados.
   Na parte histórica, o Corão (escrita) volta a ter um papel de extrema importância por um motivo óbvio. Os tapetes assumem caráter expressivo por contar histórias através de suas representações. E uma característica fascinante do Islã, ao invés de se fechar e de negar a existência de outras culturas, o Islã procura sempre aprender com o diferente e assim é influenciado por muitas outras culturas, se tornando uma espécie de miscigenação cultural. Prova disso é a técnica que eles aprenderam com os japoneses na área de cerâmica e de armamentos.
   A arte muçulmana é de uma grandeza inimaginável, já que tudo é feito para Deus, o acervo de arte islâmica é simplesmente estonteante. Os tapetes já mencionados anteriormente são de uma delicadeza e beleza que é impossível transferir as palavras. Alguns tapetes demandam 3 pessoas trabalhando por um longo período de tempo. o principal material usado para a confecção dos tapetes é a seda. Os instrumentos musicais que eles utilizavam a séculos atrás eram diferentes dos que estamos acostumados hoje em dia, mas seguiam a mesma base do violão e da harpa. Estes instrumentos tinham acabamento detalhadíssimo. As roupas são delicadas e detalhadas, havia grande preocupação com a imagem. Os móveis eram feitos em marfim e madrepérola, tal fato recusa comentários. E a escrita era considerada uma arte já que era de difícil execução e podia tomar várias formas mantendo o mesmo significado.
   A matemática. Ela assume papel importante na confecção dos tapetes já que a simetria, geometria e repetição ali encontradas são numerosas. Os tapetes eram tanto simétricos de um lado e de outro mas também pela frente e verso do tapete o que representava a qualidade que o tapete detinha. O astrolábio servia de fonte de indicação da direção de Meca, o que só era possível através de conhecimentos avançados de matemática e de astrologia. Por fim, a caligrafia abrangia muito a matemática no que se refere a perfeição e a profissão de calígrafo era muito reconhecida.
   Por tudo o que foi vivido e aprendido ao longo da exposição, agradecemos o colégio Marista pela oportunidade e iniciativa que os favoreceu um maior entendimento de mundo e uma mudança de compreensão relativa a religião Islâmica.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pátria amada Brasil

Ultimamente, podemos dizer que o cidadão brasileiro vem sofrendo de uma doença grave, séria, a famosa hipocrisia bipolar. O brasileiro tem uma mania de criticar tudo que pode, até o que está acima dele, tanto economicamente quanto politicamente. O que mais gosta de fazer? Ah, sim, reclamar! Por que não reclamar né? Não existe coisa melhor que falar mal das coisas! 'Só tem político corrupto nesse país' , é, você reclama tanto que a política desse país é um lixo, e não faz nada, e nada, e nada; desdo final da ditadura militar que a juventude se calou, e se você vê alguma revolução por ai, pode ter certeza, não serve pra absolutamente NADA, por outro lado, essa situação vem mudando, podemos ver com o abaixo-assinado que tivemos durante as últimas eleições, da "Ficha Limpa" que para mim foi um passo significativo para termos uma política cada vez mais justa. 'A desigualdade social nesse país é alarmante! Tem muito pobre nesse país!' , é, e nem pra você abrir o vidro do seu carro de luxo, com ar condicionado, banco de couro, som de qualidade, e dar uma esmolinha pra quem tanto precisa? 'O problema está na educação, se tivéssemos educação de qualidade muitos problemas não existiriam!' sim, é claro que não existiria, mas quem vai se importar com a educação dos outros se o seu filho está numa escola particular, de alta qualidade? vamos nos importar com o que realmente importa, dinheiro!
Mesmo as escolas particulares, elas formam um ciclo de "dinheiro", onde uma pessoa forma uma ideia e carrega a mesma ideia e outras pregadas pelo seus tutores. 'Se você estudar isso, vai se dar bem no Ensino Médio.' 'Se você der o melhor de si, vai passar no vestibular e garantir vaga na faculdade.' Se você "ralar", e se dedicar ao máximo, você terá uma vaga no mercado de trabalho.' E assim vai se criando um vício, o filho do estudante vai estudar na mesma escola, vai pro ensino médio, passa no vestibular, entra no mercado de trabalho, tem um bom emprego, ganha 20 mil reais por mês, forma uma família, e o ciclo continua, tudo graças ao velho DINHEIRO. 
E olha só, como é irônico... só de produzir um texto sobre mim mesmo, já estou sofrendo dessa doença maldita... e adivinha como é que faço pra me livrar dela... 'Vestibular, faculdade, mercado de trabalho, dinheiro, poder, futilidades...'
Como meu pai dizia, e diz até hoje : 'Ao invés de ficar com essa bunda imunda sentada e reclamando, vá fazer a diferença você mesmo.' 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Nada além de nada


Peço mil desculpas pelo vídeo em inglês, não achei igual na nossa língua, qualquer dúvida acesse este link : http://translate.google.com.br/ e faça as traduções necessárias.


Nossa, como somos pequenos né? Nós mal conseguimos chegar em Marte, com toda a 'tecnologia que nós temos'. Nós seres humanos, não somos nada, nada além de grãozinho de areia no universo todo. Como foi dito no final do vídeo: ninguém, muito menos você, é o centro desse universo. Mude o mundo, mude a história que está sendo escrita todos os dias, não seja apenas mais um, seja diferente, inove, descubra, discuta.
Esse tipo de assunto realmente me faz pensar muitas coisas, questões existencias, meu próprio futuro, minha rotina, o que penso, o que será do futuro da humanidade, e achei muito interessante trazer esse tipo de idéia para os leitores.
Tempo é algo criado pelo homem, ele não existe, se você não tem tempo pra nada, você é desumano, você não tem algo que você mesmo criou, você está sendo vítima de si mesmo, reveja suas metas e marque o que será importante na sua jornada, para que você deixe de ser apenas o grãozinho de areia.


Me desculpe se alguém achar o texto ofensivo, foi a melhor maneira que achei de escreve-lo.



Artur Fontenelle

Trovadorismo na atualidade

   Nas aulas de portugues produzimos um trabalho no qual pesquisamos vários textos comtemporâneos que sofreram influências da literatura trovadoresca.
   Tais textos são letras de músicas que apresentam semelhanças entre si. Em todos os textos, o eu-lírico demonstra saudade em relação a alguém, fato que os aproximam de cantiga de amigo, como exemplo a música Amores Imperfeitos - Skankque diz "Mentira se eu disser que não penso mais em você". Outro aspecto evidenciado nos textos foi a postura submissa do eu-lírico em relação à pessoa amada, também caracterizando uma dependência, como é o caso da música Estranho Jeito de Amar - Sandy e Junior quando menciona " Me olho no espelho e ja ne sei mais quem sou".
   Uma forte caracterista do Trovadorismo é a coita de amor, no que o autor sofre pela falat da pessoa amada. Isso é demonstrado na música De Tanto te Querer - Jorge e Mateus nos versos " Me arranca desse inferno, me leva pro teu paraiso".
   Por fim, finalizando a analise, identificamosum pequeno paralelismo, versos semelhantes que são repetidos. Como exemplo, a música Quando a Chuva Passar - Ivete Sangalo, apresentando três versos semelhantes que são: " Eu sou sol, eu sou céu e mar, eu sou céu e fim".

Amores Imperfeitos: http://www.youtube.com/watch?v=3beLP_6Cnog
Estranho Jeito de Amar: http://www.youtube.com/watch?v=nPR1H2Y0KEk
De Tanto te Querer: http://www.youtube.com/watch?v=hmnZ285oZQM
Quando a Chuva Passar: http://www.youtube.com/watch?v=WL74o87Civk&feature=related

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Análise do poema de Carlos Drummond de Andrade

Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas lindas
muito mais que lindas
essas ficarão
Carlos Drummond de Andrade


O poema, de Carlos Drummond de Andrade, é chamado de Memória. Analisar um poema de Drummond é tarefa difícil para qualquer um porque ele foi um dos grandes gênios da literatura brasileira. Drummond era poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro, nascido em Itabira (MG) no dia 31 de outubro de 1902. Também em Minas, começou sua carreira de escritor, mais precisamente na cidade de Belo Horizonte. A principal característica de suas obras é a trasmissão de uma ideia individualista preocupada com a realidade social.
Mesmo sendo difícil analisar um poema de Drummond nós somos capazes de realizar. No que se trata do poema intitulado Memória, relata como o amor transforma a maneira de sentir as coisas. Essa ideia é transmitida através de 4 estrofes, que são tercetos por apresentar apenas tres versos, e través de utilizaçâo de rimas irregulares. Constata-se a presença de um ritmo em todo o poema. Apresenta algumas figuras de linguagem, são elas: amar o (indivíduo) perdido (1o verso) - Elipse, nada pode o olvido (4o verso) - Hipérbato e as coisas tangívies tornam-se insensíveis, o que constitui um paradoxo. Essas figuras presentes no texto são utilizadas para dar um ar poético e, assim, enriquecer a mensagem transmitida no texto.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Trabalho de Ensino Religioso


ORAÇÃO DOS DESESPERADOS – SÉRGIO VAZ
Que a pele escura,
Não seja escudo para os covardes.
Que habitam na senzala do silêncio
Porque nascer negro é consequência
Ser
É consciência
Dói no povo a dor do universo
Chibata, faca e corte
Miséria, morte
Sob o olhar irônico
De um Deus inverso
Uma dor que tem cor
Escorre na pele e na boca se cala
Uma gente livre para o amor
Mas os pés fincados na senzala.
Dói na gente a dor que mata
Chaga que paralisa o mundo
E sob o olhar de um Deus de gravata...
Doença, fome, esgoto, inferno profundo.
Dor que humilha, alimenta cegueira Trevas, violência, tiro no escuro Pedaço de pau, lar sem muro Paraíso do mal
Castelo de madeira
Oh! Senhores
Deuses das máquinas,
Das teclas, das perdidas almas
Do destino e do coração!
Escuta o homem que nasce das
Lágrimas
Da dor, do sangue e do pranto,
Escuta esse pranto
(Que lindo esse povo)
(Quilombo esse povo)
Que vem a galope com voz de trovão
Pois ele se apega nas armas Quando se cansa das páginas Do livro de oração!

Texto Crítico
   Em nossas aulas de Ensino Religioso nos foi proposto o desenvolvimento crítico a partir de dois textos:"Oração dos desesperados", Sérgio Vaz, e "Só de Sacanagem", Elisa Lucinda.
   No que se refere ao texto de Elisa Lucinda, achamos que é, de fato, um texto de grande força. Ele nos envolve com seu assunto polêmico, assunto esse que faz parte da realidade brasileira, nos chama a uma reflexão sobre o tema e no seu desfecho joga uma isca de esperança. Sem dúvida alguma, a obra de Elisa é riquíssima em vários aspectos: capacidade reflexiva e atributos literários por exemplo.
   Entretanto, a mensagem final de alcançarmos um país melhor consiste  num sonho distante. É sonho e é distante aos nossos olhos por que não é uma coisa fácil de se alcançar. Elisa idealiza uma grande mudança no comportamento dos brasileiros, tarefa extremamente difícil que consiste em uma lavagem da alma e da cultura dos brasileiros e a partir disso concluímos: esse sonho pode até se tornar realidade, mas só o tempo é capaz de realizar tais mudanças. Muitas primaveras hão de vir!
   Já no que se diz respeito a obra de Sérigo Vaz, acreditamos que a temática abordada no texto é muito delicada e de grande importância para o Brasil. Vemos que o próprio autor teve um certo cuidado em transmitir sua mensagem e que mesmo assim é preciso interpretar de maneira correta para não se sentir ofendido. Achamos que o texto circunda a questão de igualdade entre etnias e que consiste numa base sobre a qual negros podem se apoiar para garantir a eles um futuro melhor do que o passado que tiveram. Vemos que estamos caminhando muito em direção a igualdade mas é importante ressaltar que não é nada fácil mudar 500 anos de história opressiva e dolorida para os negros.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novidade da Semana: Gincana Marista 2011

   A gincana, acontecimento marcante de todo ano do Marista, é, sem sombra de dúvidas, importantíssima para vários aspectos da vida social em coletividade das pessoas. Vejo que é um momento de expressão forte de sentimentos que podem ser bons ou ruins. Evidentemente que, a promoção dos bons é muito mais estimulada e evidenciada nas gincanas Marista.
   Por alguns acontecimentos presenciados por mim, gostaria de repudiar posturas agressivas e ofensivas que algumas pessoas adotam ao perder ou até mesmo ganhar. A competitividade é natural mas a agressividade, seja ela verbal ou oral, é ruim tanto para quem recebe quanto para quem a pratica.
   Em contrapartida, gostaria de parabenizar a atitude esportiva e solidária de outras pessoas, que souberam dar a devida importância aos amigos e a convivência entre todos os alunos do colégio e que não focaram unicamente na competição e vitória a qualquer preço.
    Por fim, agradeço a todos que fizeram da gincana de 2011 um momento alegre e harmonioso para o próximo e assim criaram novos laços que tem um valor muito maior do que qualquer vitória material.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novidade da Semana: Steven Jobs

   Pra quem não sabe, Steven Jobs é um dos grandes nomes da tecnologia mundial. Foi um dos fundadores da empresa de computação conhecida como Apple que surgiu no vale do silício, oeste dos estados unidos, no final do século passado.

   Nesta segunda-feira, Steve lançou um recurso altamente inovador e tecnológico que será incorporado a todos os dispositivos de sua empresa. Será possível enviar músicas, fotos e vídeos e muitas outras coisas para uma nuvem. Essa nuvem será um centro de distribuição de dados entre os aparelhos de uma pessoa. Além disso, Steve deu um grande passo para a libertação de cabos, agora não será mais preciso de cabos para sincronizar iPads, iPhones e iTouchs.
      É interessante ver como os aparelhos eletrônicos de hoje em dia auxiliam o homem nos seus afazeres diários. Estou sempre na torcida por inovações, quando um acontecimento como esse ocorre fico simplesmente fascinado!


domingo, 5 de junho de 2011

Curiosidades sobre Despedidas e Salutos

   A proposta de nosso trabalho de espanhol era comentar textos que continham curiosidades sobre despedidas e cumprimentos entre pessoas. Realizamos o nosso comentário com base no texto do endereço abaixo:
http://funversion.universia.es/curiosidades/sorpredente/saludos_del_mundo.jsp
Comentário:
   É evidente que o Brasil é um país bem caloroso nas saudações e cumprimentos entre pessoas. O brasileiro ganha intimidade rapidamente e com isso beijos estalados e abraços apertados acontecem com grande naturalidade. Já entre pessoas compromissadas vigora o beijo na boca. Mas mesmo com toda essa calorosidade entre brasileiros existem culturas com maneiras bem peculiares de se cumprimentar.
   Na Oceania, as esposas nunca beijam os maridos na boca, ao invés disso elas encostam o nariz nas bochechas do seu par e respiram por alguns instantes. Isso, no Brasil, seria possivelmente considerado um comportamento de loucos.
   A Africa, por sua vez, tem um jeito bem intrigante de saudação entre pessoas. Os homens aplicam leves apertões nos peitos das mulheres e elas leves sacudidas no membro viril masculino. Se o número de apertões e sacudidas chegar a quatro, significa que existe um interesse por parte da pessoa que efetua os apertões ou sacudidas. Se o comportamento proveniente da Oceania já era estranho aos brasileiros, o da Africa parecerá sexualmente apelativo.
   Por fim, no mundo muçulmano o cumprimento se limita a apertos de mãos. Não é permitido o toque em uma mulher desconhecida a não ser que sejam familiares, nesse caso trocam-se abraços seguidos de três beijos. Comparado aos brasileiros, os muçulmanos não são tão calorosos e também não são tão liberais quanto alguns africanos.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Trabalho de Espanhol

   Realizamos em sala, um trabalho, cuja proposta era selecionar um texto em espanhol e escrever um comentário sobre o mesmo em português. Segue abaixo a reportagem selecionada do site http://www.elpais.es/:

"Busco a mi hermano mellizo. ¿Podrías ser tú?"

Ana Vega lanza una web para localizar a un niño dado por muerto en 1977

N. JUNQUERA / J. DUVA 22/05/2011
 http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Busco/hermano/mellizo/Podrias/ser/elpepisoc/20110522elpepisoc_3/Tes
Comentário:
   O texto trata-se de uma tentativa desesperada da família de encontrar o filho perdido. Segundo a família, o filho foi dado como morto logo após o parto e sido vendido para outro casal. Como se passaram 30 anos do acontecimento, as chances de encontrar o filho perdido são poucas, mas existem. O que a família quer é apenas que o filho fique sabendo da existência de sua família biológica e se quiser, conheça a todos como é seu direito. Para isso eles criaram um site que contém informações da família para disseminar a procura por um dos meios de comunicação mais velozes e eficientes do planeta: a internet.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Herói e Vilão - Osama Bin Laden

A algumas semanas um grande homem que 'chocou' o mundo teve sua morte confirmada. Osama Bin Laden, o maior terrorista de todos os tempos, como é assim chamado pelos E.U.A e principalmente pelos países que têm oposição a organização Al-Qaeda, foi executado e teve sua morte anunciada ao vivo pelo presidente dos Estados Unidos. Para muitos americanos, foi um sentimento de alegria, euforia, felicidade, festejo, e alguns, com lembranças dos acontecimentos há 10 anos atrás, relembraram da agonia em que seus familiares e próximos vivenciaram.
Muitos têm um conceito errôneo sobre o homem que era Osama. Os EUA abusam da midia e do poder influencia que têm para mostrar o tanto que os supostos terroristas são 'maus ícones'. Será mesmo, que os 'terroristas', que estão reagindo a opressão dos estado-unidenses no Oriente-Médio são realmente os terroristas? Lanço as seguintes perguntas: Quem, em 1945 lançou duas bombas atômicas em areas CIVIS?Paises quando estao em guerra, possuem areas de conflitos determinadas, onde as forças militares devem combater, foi um total ato desumano, provocando terror e sofrimento aos japoneses. Qual nação invadiu países socialistas e matou milhões de civis com todo o poder bélico que possuia, num ato de covardia? Há uma estimativa, que na guerra do Vietnã e outros conflitos na região e co-relacionados, morreram:

Estados Unidos: 2.300.000 homens serviram no Vietnã de 1961 a 1974, com 58,203 mortos e 303,635 feridos.
Coreia do Sul: 4,960 mortos e 10,962 feridos
Nova Zelândia: 37 mortos, Tailandia: 351 mortos, Filipinas: 7 mortos
Austrália: 520 mortos e 2.940 feridos
Vietnã do Sul: 1.048.000 homens (Exército regular e Forças Populares), com 184.000 mortos.
Vietnã do Norte e Vietcong: cerca de 1.100.000 homens, com 900.000 mortos no total.
Estima-se que 2.000,00 de civis vietnamitas morreram no conflito
(fonte: wikipedia.com)
Qual país teve a ousadia de cometer os piores crimes de guerra, invadir o país e matar seu líder e se considerar impune? Além de outros conflitos que não foram citados. Abram seus olhos. Parem de acreditar no que os seus supostos superiores falam. Pense em fatos, reflita e discuta, quem é o mocinho da história toda? Quem foi o verdadeiro Osama Bin Laden? Um homem que defendia ideais e sua nação, ou um suposto líder assassino, que se escondeu durante 10 anos?

domingo, 22 de maio de 2011

Educação Brasileira


     A educação brasileira está piorando pois a desvalorização da profissão de professor está associada à má remuneração e à alta carga horária de trabalho, além de ser muito cansativa. Com isso, a procura por esse cargo é cada vez menor.
     Esse fato acontece principalmente em escolas públicas, que com a falta de professores se prejudicam e prejudicam os alunos que não têm condições de frequentar uma escola particular. No decorrer desses anos, a situação vem piorando e como base para o futuro do país, a educação tem que ser aprimorada pois sem ela nós somos um país sem um rumo concreto. Educação para todos, bom futuro para todos!


   

sábado, 14 de maio de 2011

Primeiro "A"

Pode ser que para alguns professores a nossa turma seja bagunceira, falante, agitada e  problemática.  Mas eu  digo que em meio a muitos comentários e problemas, nossa turma é da paz, alegre, inteligente e cheia de energia! 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Antes Daquela Viagem

   O livro Depois daquela viagem conta a história de Valéria Piassa Polizzi, desde o momento em que ela não tinha AIDS até quando ela aprende a viver com a doença, o que só aconteçe depois de vários anos portando o vírus HIV. A obra aborda as várias faces do preconceito, a violência contra a mulher, a diferença entre culturas, a desigualdade social e a superação. Todos esses temas se relacionam entre si ao longo da história, dando uma ideia de unidade.
   A história de Valéria é de grande importância já que circunda um tema até hoje presenciado e vivido por muitas pessoas que preferem o anonimato. É interessante ressaltar que o texto foi publicado há mais de 10 anos e ainda assim condiz com a realidade dos dias de hoje. A temática presente no livro foi transmitida com cuidado e adaptação aos futuros leitores que se deparariam com a obra, fato que o caracteriza como obra literária.
   O público-alvo ao qual a obra é direcionada são jovens e adolescentes entre 14 e 25 anos. Agora, você deve estar se perguntando porque o título desse texto não condiz com o título da obra real. Bem, essa mudança se deve a uma tentativa de mostrar aos jovens que não é preciso vivenciar uma situação para ter consiência de sua gravidade. Sendo assim, os adolescentes que lerem essa obra "antes daquela viagem" evitarão contrair o vírus da AIDS uma vez que saberão os riscos que poderão correr com a doença.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Preconceito e exclusão

   Durante algumas aulas de português, tratamos das variações presentes em nossa língua juntamente com suas causas e conseqüências. Depois do trabalho desenvolvido oralmente, foi requisitado a nós a produção de um texto que apresentasse a maneira como estamos posicionados a respeito do assunto. O texto abaixo é o resultado dessa produção. Esperamos que gostem!
Preconceito e Exclusão
   O preconceito linguístico praticado nos dias atuais é algo extremamente nítido, mas ao mesmo tempo é vedado e acobertado pela sociedade como forma de o legitimar. As faces que esse tipo de preconceito apresenta são muitas, todas elas, de certa forma, visam critricar, diminuir e nagativar o alvo da discriminação. Algumas das caras desse tipo de preconceito são bem diretas, como a ofensa/agressão verbal e o emprego de apelidos depreciativos. Já outras caras estão mascaradas, mas o mal que praticam é o mesmo. As faces que preferem agir pelas costas do alvo ganham um aspecto mais indireto, excluindo gradualmente a pessoa do convívio mútuo pela diferença no modo como ela se expressa ou, até mesmo incitando outras pessoas a se juntarem ao circo preconceituoso, incendiando ainda mais a discriminação mascarada.
   No ambiente escolar, o preconceito linguístico acontece apenas de duas formas já que, normalmente, os colégios tem alunos de apenas uma classe social, sem que haja muita discrepância entre ricos e pobres. Sendo assim, o preconceito linguístico limita-se a variações geográficas e ao preconceito contra quem não se adequa ao modo de falar típico do adolescente (gírias e gingas). Devido a esta divisão social presente nas escolas, não vemos o preconceito linguístico, do ponto de vista sociocultural, como um problema. Entretanto, variações geográficas e a inadequação a gírias são alvos frequentes de discriminação. Discriminação essa que formula apelidos, faz piadas e cria histórias enganosas para incendiar o preconceito e atingir o diferente naquele meio.
   Até agora, abordamos apenas o que acontece, nos esquecendo de comentar o que devemos fazer para evitar que a discriminação linguística aconteça. Para isso, devemos nos moldar a um parâmetro de cultura diferente, já que o que temos entra em conflito com o que somos. O Brasil é conhecido mundialmente pela complexidade e diversidade da nossa nação. Somos um produto de uma grande miscigenação que na vastidão de nosso território desenvolveu diferentes maneiras de falar (no que diz respeito a variação geográfica) e de se comunicar. Somos o mesmo povo, falando a mesma língua apenas de maneiras diferentes. Sendo assim, o preconceito nos parece uma tentativa de dar nobreza a um tipo de expressão linguística em detrimento de outras e nos soa como louca a ideia de quererem diminuir e nagativizar pessoas que fazem parte do mesmo todo que as praticantes do preconceito linguístico. Brasil.

sábado, 16 de abril de 2011

Mulher

    A mulher com o decorrer do tempo, foi adquirindo mais liberdade e independência, obtendo conquistas e alcançando objetivos. Ela tem um papel muito importante na preservação da casa e da familia, ela quem normalmente tem autoridade no meio familiar.
     Antes, a mulher não podia trabalhar, tinha que ficar cuidando da casa e realizando trabalhos domésticos. Hoje, ela conquistou seu espaço no mercado de trabalho e não fica para trás.
     Um exemplo de garra e perseverança, a mulher agora ocupa cargos tão altos podendo ser eleita a presidente da nação, uma realidade brasileira e de outras nações
     A luta pelos nossos direitos tem que continuar, mostrar que somos capazes de muito mais, mostrar que fazemos a diferença.
      Cecilia Arcoverde Bezerra Pires 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trabalho de Sociologia: Pesquisa

   Esta pesquisa foi realizada entre estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do Colégio Marista de Brasília. Seu propósito era evidenciar a existência do preconceito entre gêneros ou a inexistência desse preconceito. Segue abaixo a tabulação dos resultados obtidos e a conclusão elaborada a partir desses resultados:

Tabulação:
Foram entrevistadas 15 pessoas no total.
Pessoas do gênero masculino: 53.33%
Pessoas do gênero feminino: 46.67%
Pessoas do 1º ano: 66.66%
Pessoas do 2º ano: 13.34%
Pessoas do 3º ano: 20%
 
Perguntas:

1- Você acha certo que existam apenas delegacias p/ mulher e não p/ homens?
Sim: 60%    
Não: 40%
2- Para você, ainda existe uma maior valorização do trabalho masculino em detrimento do feminino?
Sim: 80%  
Não: 20%
3- Você defende que haja uma participação masculina nas atividades domésticas de:
25%: 46.66%    
50%: 46.66%    
75%: 6.68%
4- Você acha que Dilma Rousseff, por ser mulher, administrará melhor o país?
Sim: 13.34%    
Não: 86.66%
5- Você conseguiria imaginar um homem prestando o serviço de secretário doméstico em sua casa?
Sim: 53.34%    
Não: 46.66%
6- Qual dessas profissões se encaixa mais no gênero feminino?
Secretária Doméstica: 40%
Pedreira: 0%
Advogada: 6.67%  
Arquiteta: 46.66%
Engenheira: 6.67%
7- Qual dessas profissões se encaixa mais no gênero masculino?
Secretário Doméstico: 0%
Pedreiro: 40%
Advogado: 26.66%
Arquiteto: 0%     
Engenheiro: 33.34%

Conclusão:
   A partir da pesquisa realizada por nós pudemos constatar que a maioria das pessoas acham certo a existência de uma delegacia direcionada unicamente ao gênero feminino. Também foi constatado que ainda existe uma maior valorização do trabalho masculino em detrimento do feminino. Segundo a nossa pesquisa, podemos inferir que existe uma equivalência entre a quantidade de trabalhos domésticos que o homem deve exercer em casa, alguns preferem 25% de trabalho e outros 50% de trabalho, tais resultados foram iguais, quanto à 75% de trabalho, apenas 6.68% das pessoas sugeriram esta porcentagem de trabalho para os homens. Através da pergunta 4, podemos dizer que Dilma, só por ser mulher, não administrará melhor o país. Na questão 5, o sim ganhou por pouca diferença em relação ao não para confirmar que as pessoas imaginam homens trabalhando em suas casas como empregados domésticos. Por fim, a profissão que mais se encaixa no gênero feminino é arquiteta e a que mais se encaixa no gênero masculino é pedreiro como apontam os resultados da pesquisa.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Rio de sangue

   Visto o último acontecimento no rio de janeiro, queremos só prestar as nossas homenagens como pequena parte dos canais de comunicação que atuam sobre o globo terrestre e gostaríamos de levantar uma reflexão e alguns questionamentos... Como está nosso sistema educacional? Como podemos evitar essas tragédias? Como podemos diminuir a violência?
   Somos um povo que não discute o que se refere a ele mesmo! Cabe a nós, brasileiros, tomarmos parte do processo e mudarmos a realidade para o melhor de todos e do mundo em si, para que fatalidades como essa não ocorram mais! Foram 12 mortos, mas somos 190 milhões de feridos!
Autor: Felipe Pavoni

   Gostaria de aproveitar o texto produzido por Felipe, e fazer um questionamento reflexivo sobre o acontecimento no Rio de Janeiro. Esse acontecimento foi similar a outros ataques nos EUA, que assim como aqui no Brasil, na primeira vez, foi um choque, ninguém esperava isso. Nos Estados Unidos, veio acontecer outras vezes. Será que no Brasil virá a se repetir? Será que essa chacina irá estimular possíveis ataques a outras escolas? Ou a reação das pessoas ao ataque vai fazer com que isso não se repita novamente?

domingo, 10 de abril de 2011

Trabalho de Educação Física: Entrevista

Ficha Técnica:
Turma: "A"
Nomes: Artur Fontenelle Micas - Repórter
              Cecília Arcoverde - Repórter
              Luisa Barbirato - Repórter
              Felipe Barretto Pavoni - Edição


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Porque Calf???

Porque que demos o nome de blog dos Calf? Será que vc consegue decifrar a mensagem? Vai por mim, é a coisa mais óbvia possível... Bom, lá vai: O nosso blog leva esse nome porque Calf é a palavra formada pelas iniciais dos nomes de cada um dos integrantes deste projeto. Acredite, essa foi a idéia mais brilhante que tivemos. Achamos que dá para o gasto!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Trabalho de Artes Visuais

   A imagem abaixo foi produzida por nós como forma de expressão do que foi aprendido com o trabalho de artes visuais. As imagens sozinhas tem um sentido, mas todas juntas formam um novo! Será que vc consegue interpretar esse novo sentido criado por nós?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Redação.

    O texto que se segue é fruto de uma proposta feita pelo professor de língua portuguesa, mas conhecido como "Toddy", aos alunos do primeiro ano do Colégio Marista de Brasília. A proposta dizia que devíamos, a partir do poema de Manuel Bandeira "Poema Tirado de uma Notícia de Jornal", escrever as informações contidas nesse texto de volta ao gênero notícia, do qual as informações haviam sido tiradas anteriormente pelo autor do poema. Esse trabalho foi realizado devido a um dos assuntos que estamos abordando em sala de aula: gênero textual.

Homem aparece morto na lagoa Rodrigo de Freitas

     Na última segunda-feira (14), um carregador de feira livre, conhecidos por todos no Morro da Babilônia pelo nome João Gostoso, sofreu um acidente fatal na lagoa Rodrigo de Freitas.
     Segundo a perícia, não é a primeira tentativa de morte nessa lagoa. Os outros dois casos ocorreram com pessoas que foram diagnosticadas com problemas mentais mas, de acordo com as pessoas do Morro da Babilônia, João era uma pessoa que não demonstrava sinais de loucura.
     Na noite do acidente, João Gostoso apareceu no bar mais próximo de sua casa com seus amigos com o intuito de comemorar seu 35º aniversário. Segundo amigos, João se divertiu muito nessa noite, dançou, cantou e acabou exagerando na bebida também. O dono do "Vinte de Novembro" disse que João ficou bebendo até o bar fechar, sem seus amigos e foi embora bêbado dirigindo o carro que acabara de ganhar.
     João Gostoso apareceu morto no dia seguinte na lagoa Rodrigo de Freitas e de acordo com seus amigos ele não sabia nadar.  João se divertiu de modo errado, bebendo e logo depois dirigindo e acabou ganhando a chegada antecipada da morte, por causa de imprudência.

Autora: Cecília Arcoverde Bezerra Pires 

sábado, 26 de março de 2011

Visita ao palácio do Itamaraty

   Esta visita foi realizada como propósito de vivenciar uma nova experiência com obras de arte e com o patrimônio do nosso país. Ela também foi de grande valia na produção de um trabalho de artes visuais que fizemos posteriormente. Chega a ser triste quando constatamos que nenhum de nós, até hoje, tínhamos visitado o palácio do Itamaraty, local cheio de riquezas brasileiras desconhecidas por muitos!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Apresentação do grupo


Artur Fontenelle Micas:
It's very hard to describe yourself, and sometimes people think something about you that you agree and something that you disagree. I'm very funny, I like to make jokes all the time in many different situations, sometimes I really make me and my friends laugh a lot. I'm also antisocial, I don't like to meet people I'm not close to, even my family, I'm a little shy with them. Hanging out with friends, going to parties and playing all kinds of games with my friends are the things that I most like to do. I like to be close to people who I really care. Also, I'm a very talkative person, people often says: "Shut up", something like that, but I just don't care and I keep talking. A text isn't enough to describe a person, but reading this you'll kinda know what I am like.


Cecília Arcoverde Bezerra Pires:
My name is Cecília and I'm fifteen years old. I'm not too tall but I'm not too short, I have brown hair and brown eyes. I'm fun, I guess. My friends mean all to me, we have so much fun together. I'm a little lazy and crazy. I think I'm smart and my favorite subjects are Math and Biology. I love handball and chocolate and I love watching FRIENDS.

Felipe Barretto Pavoni:
What can I say about myself? I am smart, sociable and easygoing. I enjoy playing sports like soccer and volleyball. Also, I love swimming, cycling and running. I am tall and thin. I have short brown hair and brown eyes as well. I wear glasses since I was two years old. That's a little bit of me!

Luisa Lourenço Barbirato:
Is not easy to talk about yourself and even harder when people already have an impression of you. My name is Luisa and I am 15 years old, I have curly brown hair and brown eyes, I have 1.60 meters tall and I am thin. My friends say that I am like their moms and that I am inteligent and stupid at the same time. They are everything to me because they make me a happy person. I am sometimes a rude person but normaly I am fun and extroverted. I am a little shy and I don't like to talk about my feelings. I am an emotion person and I take care of my friends no matter what happens.

1ªsérie "A" do Colégio Marista de Brasília - Ensino Médio