ORAÇÃO DOS DESESPERADOS – SÉRGIO VAZ
Que a pele escura,
Não seja escudo para os covardes.
Que habitam na senzala do silêncio
Porque nascer negro é consequência
Ser
É consciência
Dói no povo a dor do universo
Chibata, faca e corte
Miséria, morte
Sob o olhar irônico
De um Deus inverso
Uma dor que tem cor
Escorre na pele e na boca se cala
Uma gente livre para o amor
Mas os pés fincados na senzala.
Dói na gente a dor que mata
Chaga que paralisa o mundo
E sob o olhar de um Deus de gravata...
Doença, fome, esgoto, inferno profundo.
Dor que humilha, alimenta cegueira Trevas, violência, tiro no escuro Pedaço de pau, lar sem muro Paraíso do mal
Castelo de madeira
Oh! Senhores
Deuses das máquinas,
Das teclas, das perdidas almas
Do destino e do coração!
Escuta o homem que nasce das
Lágrimas
Da dor, do sangue e do pranto,
Escuta esse pranto
(Que lindo esse povo)
(Quilombo esse povo)
Que vem a galope com voz de trovão
Pois ele se apega nas armas Quando se cansa das páginas Do livro de oração!
Texto Crítico
Em nossas aulas de Ensino Religioso nos foi proposto o desenvolvimento crítico a partir de dois textos:"Oração dos desesperados", Sérgio Vaz, e "Só de Sacanagem", Elisa Lucinda.
No que se refere ao texto de Elisa Lucinda, achamos que é, de fato, um texto de grande força. Ele nos envolve com seu assunto polêmico, assunto esse que faz parte da realidade brasileira, nos chama a uma reflexão sobre o tema e no seu desfecho joga uma isca de esperança. Sem dúvida alguma, a obra de Elisa é riquíssima em vários aspectos: capacidade reflexiva e atributos literários por exemplo.
Entretanto, a mensagem final de alcançarmos um país melhor consiste num sonho distante. É sonho e é distante aos nossos olhos por que não é uma coisa fácil de se alcançar. Elisa idealiza uma grande mudança no comportamento dos brasileiros, tarefa extremamente difícil que consiste em uma lavagem da alma e da cultura dos brasileiros e a partir disso concluímos: esse sonho pode até se tornar realidade, mas só o tempo é capaz de realizar tais mudanças. Muitas primaveras hão de vir!
Já no que se diz respeito a obra de Sérigo Vaz, acreditamos que a temática abordada no texto é muito delicada e de grande importância para o Brasil. Vemos que o próprio autor teve um certo cuidado em transmitir sua mensagem e que mesmo assim é preciso interpretar de maneira correta para não se sentir ofendido. Achamos que o texto circunda a questão de igualdade entre etnias e que consiste numa base sobre a qual negros podem se apoiar para garantir a eles um futuro melhor do que o passado que tiveram. Vemos que estamos caminhando muito em direção a igualdade mas é importante ressaltar que não é nada fácil mudar 500 anos de história opressiva e dolorida para os negros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário