sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalho de Português

   O texto abaixo foi desenvolvida a partir da proposta realizada pelo professor de português que nos pedia para pensar no descobrimento do Brasil na perspectiva do Índio brasileiro. O resultado desta proposta você confere abaixo:
   É curioso ver como um mesmo acontecimento pode ser vivido, interpretado e sentido de formas tão diferentes. Em uma caçada, o caçador pensa completamente diferente da presa, assim como em uma partida de futebol, o time vencedor sente o contrário do time perdedor. Portanto, concluo que a colônia de um país segue a mesma regra. O ponto de vista do explorador se mostra, quase sempre, oposto ao do povo explorado.
   Como todos sabem, o Brasil foi uma colônia de exploração dos portugueses. Estes chegaram aqui e encontraram os índios. Tal história é contada e recontada nas escolas inúmeras vezes, mas somente através do ponto de vista do explorador. O que será que aconteceu do outro lado da moeda?
   Os índios brasileiros viviam em paz e harmonia com a natureza até que homens formosos e seus navios atracaram no litoral brasileiro. Sendo um povo amistoso e simpático, os índios receberam os portugueses da melhor forma possível. Mas, Em um ato de traição, os portugueses pegaram em armas e roubaram infinitamente da riqueza e da beleza que existia nas terras habitadas pelos índios. Além do roubo, ainda obrigaram os indígenas ao trabalho forçado por longos e árduos anos.
   Pela perspectiva indígena, esta é a verdade nua e crua. Sinto-me triste em constatar que somos um povo fruto de um ato de tanta crueldade e traição. Compartilham da minha angústia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário