O texto que se segue é fruto de uma proposta feita pelo professor de língua portuguesa, mas conhecido como "Toddy", aos alunos do primeiro ano do Colégio Marista de Brasília. A proposta dizia que devíamos, a partir do poema de Manuel Bandeira "Poema Tirado de uma Notícia de Jornal", escrever as informações contidas nesse texto de volta ao gênero notícia, do qual as informações haviam sido tiradas anteriormente pelo autor do poema. Esse trabalho foi realizado devido a um dos assuntos que estamos abordando em sala de aula: gênero textual.
Na última segunda-feira (14), um carregador de feira livre, conhecidos por todos no Morro da Babilônia pelo nome João Gostoso, sofreu um acidente fatal na lagoa Rodrigo de Freitas.
Segundo a perícia, não é a primeira tentativa de morte nessa lagoa. Os outros dois casos ocorreram com pessoas que foram diagnosticadas com problemas mentais mas, de acordo com as pessoas do Morro da Babilônia, João era uma pessoa que não demonstrava sinais de loucura.
Na noite do acidente, João Gostoso apareceu no bar mais próximo de sua casa com seus amigos com o intuito de comemorar seu 35º aniversário. Segundo amigos, João se divertiu muito nessa noite, dançou, cantou e acabou exagerando na bebida também. O dono do "Vinte de Novembro" disse que João ficou bebendo até o bar fechar, sem seus amigos e foi embora bêbado dirigindo o carro que acabara de ganhar.
João Gostoso apareceu morto no dia seguinte na lagoa Rodrigo de Freitas e de acordo com seus amigos ele não sabia nadar. João se divertiu de modo errado, bebendo e logo depois dirigindo e acabou ganhando a chegada antecipada da morte, por causa de imprudência.
Autora: Cecília Arcoverde Bezerra Pires